Água mineral: o que é, de onde vem e como se classifica

Água mineral: o que é?

Água mineral e Água potável de mesa: O que é cada uma?

De acordo com a Resolução Anvisa - RDC 173 de 13/11/2006 - Água mineral é a água obtida diretamente de fontes naturais ou por extração de águas subterrâneas. É caracterizada pelo conteúdo definido e constante de determinados sais minerais, oligoelementos e outros constituintes considerando as flutuações naturais.

De acordo com a Resolução Anvisa - RDC 173 de 13/11/2006 - Água natural: água obtida diretamente de fontes naturais ou por extração de águas subterrâneas. É caracterizada pelo conteúdo definido e constante de determinados sais minerais, oligoelementos e outros constituintes, em níveis inferiores aos mínimos estabelecidos para água mineral natural. O conteúdo dos constituintes pode ter flutuações naturais.

Portanto, ambas as águas (tanto minerais e quanto naturais) não apresentam adição de sais, e a principal diferença pode ser, por exemplo, a quantidade de sais (que é maior nas águas minerais) ou a temperatura da água na fonte (que é maior do que 25 graus centígrados nas águas minerais). Águas minerais possuem composição química ou propriedades físicas ou físico-químicas distintas das águas naturais.

Destaques

Água como regulador térmico

Se preferir baixe a versão em PDF




Água gaseificada natural

Se preferir baixe a versão em PDF




Água Mineral: História e comercialização

Se preferir baixe a versão em PDF




Os diferentes tipos de água e seus sabores

Se preferir baixe a versão em PDF





A Água Mineral e os cuidados que devemos ter

O que é pH?

Brasil: Top 5 em água envasada

As Águas Minerais são todas iguais?